A cerveja artesanal ideal para o Natal Cervejeiro!

Saiba quais rótulos de Cerveja Artesanal que combina melhor com a ceia de um cervejeiro!

O natal está chegando, e com ele também uma deliciosa ceia, repleta de pratos típicos, apreciados por toda a família. Sabemos que para quem é cervejeiro essa também é uma época para relaxar e tomar os seus rótulos favoritos. Então, para deixar essa data ainda mais especial separamos alguns dos principais pratos e sugerimos as cervejas para harmonizar com cada um. Confira:

Peru, Tender e Pernil

natal cervejeiro

*Foto: receita da GNT

O prato principal do natal é geralmente uma ave como o Peru, o Tender ou o Pernil, mas como todas elas têm características específicas é importante saber que cada uma será harmonizada com um rótulo diferente.

O Peru assado e recheado com farofa pode ser combinado com a Witbier, uma cerveja de trigo de estilo belga feita com lião siciliano, capim limão e camomila, que possui um perfil frutado e refrescantes sendo perfeita para ser consumida nos dias quentes. Outra boa cerveja que pode ser combinada com o Peru é a nossa Farmhouse Ale, que é equilibrada e se destaca por possuis um aroma doce e distinto por causa da adição de frutas e flores a sua receita.

O Tender servido com fios de ovos combina mais com a Amburana Larger, uma cerveja escura, encorpada, de alto teor alcoólico, que possui notas de baunilha e fruta seca tendo um sabor levemente adocicado com notas amadeiradas. Enquanto, o Pernil harmoniza mais com a Die Fizzy Yellow, que é uma American IPA de corpo leve e amargor intenso, que utiliza o lúpulo australiano Galaxy na sua receita.

Bacalhau

natal cervejeiro

*Foto: receita do Bacalhau da Noruega

Outro prato principal muito comum nessa época, especialmente entre famílias de descendência portuguesa, é o Bacalhau assado, servido com batatas, pimentão e azeite. Por ser uma carne branca, o Bacalhau combina melhor com cervejas como a Catarina, uma Berliner Weisse, desenvolvida em homenagem a Imperatriz Catarina a Grande e mulheres destemidas como ela, feita com pitanga e pitaya que apresenta um sabor refrescante e leve.

Arroz de natal

natal cervejeiro

*Foto: receita da revista Claudia

O arroz de natal é um acompanhamento clássico de fim de ano que geralmente é feito com azeite, nozes, castanhas e frutas secas. Esses adicionais deixam o acompanhamento mais gorduroso do que o arroz comum, e por isso ele pode ser harmonizado com a Summer 17/18, que é feita com casca de lima da Pérsia, que foi adicionada durante a maturação para que seja possível sentir o seu sabor cítrico, e Zimbro e possui um perfil refrescante com baixo teor alcoólico, ou com a Red Ale, uma cerveja de cor avermelhada, que possui aroma de caramelo e toffee, tem corpo médio e teor alcoólico baixo.

Salpicão de frango

Outro acompanhamento clássico, presente em muitas ceias, é o Salpicão de Frango feito com creme de leite, cenoura, uva passa e vários outros ingredientes. Por causa do seu sabor agridoce, o Salpicão combina bem com a nossa sAPA #3 que utiliza a levedura Vermot Ale na sua composição e tem um sabor cítrico, pois ela consegue limpar o paladar, evitando um contraste ente o sabor da cerveja e do prato.

Outra bom opção é a nossa American Ipa, que é diferente das tradicionais, sendo mais moderna pois utiliza lúpulos australianos, cítricos, além de ter um corpo mais leve e ser mais clara por não utilizar malte caramelizado.

Sobremesas

A sobremesa da ceia de natal muda muito de uma família para a outra, mas no geral podemos separar as sobremesas mais típicas entre aquelas onde predomina o uso de frutas, como um pavê de maçã, e aquelas onde o sabor de doces é mais marcante, como uma torta holandesa ou uma mousse de chocolate por exemplo.

Com a torta de maçã sugerimos uma cerveja ácida para realizar a harmonização, como a Sour Me Not Caju, que faz parte da nossa série de Sours e tem uma acidez levemente salgada, com um baixo teor alcoólico e corpo leve, ou a Gose, que utiliza sal marinho da região de Mossoró no Rio Grande do Norte e a gabiroba, uma fruta nativa e não cultivada que foi colhida em seu ambiente natural.

Com os pratos doces uma escolha excelente é a Avelã Porter , uma Porter inglesa que é encorpada, feita com maltes torrados e extrato de avelãs que realçam os aromas e sabores de chocolate.

Esperamos que com essas dicas de harmonização o seu natal cervejeiro seja ainda mais especial!

Todos os rótulos mencionados podem ser encontrados na nossa loja aqui na cervejaria, e em bares e restaurantes parceiros nossos. Para saber mais sobre eles, entre em contato pelo número 41 3653-8853 ou pelo e-mail way@waybeer.com.br.

Tag: , , , , , , , , ,